Resenha | Harry Potter e o Cálice de Fogo - J.K. Rowling

Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...

O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.

Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.

Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.

Harry Potter é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo. Uma série recomendada para todas as idades.




Autora: J.K. Rowling
Edição: 2
Editora: Rocco

ISBN: 9788532527875

Páginas: 535

Resenha

Harry sente sua cicatriz arder logo após um sonho com Lorde Voldemort, e da última vez que isto aconteceu, ele estava próximo. 




Preocupado com isto desde o início do verão, Harry é convidado pelos Weasley para assistir a Copa Mundial de Quadribol,  e também a passar o resto das férias com a família. Assim, Harry quase esquece do sonho e da dor. Quase. 


No final da Copa, os Comensais da Morte reaparecem, e alguém conjura a Marca Negra - Marca de Voldemort - depois de 13 anos no céu. Com todos estes acontecimentos, Harry tenta entender se o sonho e a dor tem algo haver. As possibilidades do temido bruxo das Trevas estar voltando são grandes, e todas as pistas dizem que sim...


 De volta a Hogwarts, os alunos tem uma grande e inesperada surpresa. O Torneio Tribruxo acontecerá novamente depois de séculos. E em Hogwarts. Porém, desta vez as leis estão muito mais rígidas, após várias mortes em outras vezes, bruxos menores de 17 anos não poderão participar do Torneio, afinal ainda não aprenderam o necessário, e o Tribruxo é muito mais perigoso do que aparenta. Mas será que tais regras - que impedem muitos bruxos menores de Hogwarts de participarem do Torneio por causas mortíferas - farão Voldemort desistir de ter o sangue e a alma de sua perdição... Harry Potter? 

Inexplicavelmente seu nome vai parar no Cálice de Fogo, - A taça que escolhe os campeões de cada escola, os que irão participar do Torneio - e só quem pode ter feito isto tem que ser um bruxo com imenso poder, e que quer Harry morto.


 Harry é testado até o último minuto. Voldemort fará de tudo para vê-lo morto,de preferência, por suas próprias mãos. 

 Com seus amigos e seu padrinho, Harry não desiste, por mais impossível que seja ganhar o Torneio, eles o ajudam, porém não tem ideia do verdadeiro perigo..

 Mais uma vez Rowling supera minhas expectativas, a saga esta cada vez melhor, a história mais fascinante. 

 Harry está crescendo,  e assim enfrentando novos perigos, e nós junto com ele. A saga está ficando mais "matura", mais velha, adulta, literalmente perdendo a inocência. A inocência que eu digo é o perigo, o medo, os mistérios... Estes estão cada vez mais adultos, para todas as idades, porém Harry amadurece como tudo ao seu redor, e assim temos que aprender a lidar com coisas novas. 

 Cada mistério mais vidrante, espetacular, Harry Potter é fantástico, mágico, misterioso e brutal. Faz você se perder nas páginas de tanto suspense, ficar preso a história até o último segundo, sempre.
Harry Potter é surpreendente.


Nota: 5/5 - Favorito
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »