Resenha | As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Sinopse:
Mais intimas que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora. Não se sabe para quem ele escreve. Tudo o que se conhece é um mundo que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos dramas familiares e novos amigos. Um mundo de sexo, drogas e rock'n'roll, quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito.



Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.



As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.













Edição: 2

Editora: Rocco

ISBN: 9788532522337

Ano: 2012

Páginas: 224

Tradutor: Ryta Vinagre








Resenha:

 "Tenho a sensação de que é tudo uma grande farsa. O problema é que eu não sei quem está mentindo."
- Charlie, pág. 25

 Charlie tem 15 anos. Não sabemos onde ele mora, para quem ele escreve, sua verdadeira aparência, os nomes reais seu e de seus amigos. Só sabemos das coisas que ele compartilha com seu destinatário em suas cartas. E o que ele não pode contar, pois quer ser um amigo distante, que não possamos reconhecer, alguém que só quer compartilhar momentos e divagações conosco.

'Sam, você já pensou que, se as pessoas soubessem o quão louco você realmente era, ninguém jamais falaria com você?' 'Todo o tempo.'- Charlie e Sam
Uma coisa da qual ele sempre lembra é a infância, ao lado de sua tia Hellen, e ao decorrer do livro, algumas peças do 'quebra-cabeça' da história verdadeira vão sendo colocadas no lugar.

As 'aventuras' de Charlie, Sam e Patrick são memoráveis. Cheias de alegria, e ao mesmo tempo de tensão. Uma história divertida e ao mesmo tempo instigante.

“Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas.”

- Charlie


Eu fiz essa leitura tem meses. Mas tem algumas histórias que nos fazem ficar horas pensando, dias. Quando acabei o livro, eu estava com muito sono, deitei na cama - com uma nostalgia enorme - e fiquei uns minutos pensando, no outro dia, quando acordei, meu primeiro pensamento foi "Somos Infinitos", e não, eu não estou brincando. Assim que pensei isso continuei a refletir sobre AVDSI. Esse livro me fez amadurecer como nenhum outro, me fez pensar em toda a minha vida, pensar se eu estava realmente vivendo, ou se estava apenas existindo.

"Não escolhemos de onde viemos, mas podemos escolher para onde iremos."- Charlie 


Eu cheguei a conclusões pessoais, e refoleei o livro e vi minhas frases/quotes favoritos sublinhados a lápis, reli todos, senti uma sensação incrível, cheiros voltaram a tona, lembranças de quando eu estava lendo. A história de Chbosky vai ser sempre lembrada por mim, aquela sensação maravilhosa de ouvir Asleep em um dia de chuva, com um livro e chocolate ao lado, vai ser sempre repetida, a  felicidade que isso causa em mim vai ser sempre recordada.

Uns criticam muito esse livro, eu entendo. É um livro meio complicado, mas quando bem interpretado, dificilmente você não irá gostar. Inexplicavelmente perfeito, triste, mas ao mesmo tempo  de fazer a barriga doer de tanto rir. Eu - particularmente -, acho que todos no mundo deveriam lê-lo 

"Nós aceitamos o amor que acreditamos merecer."
- Bill

Num mundo de sexo, drogas, rock'n roll, primeiros encontros amorosos, Charlie encontra novos amigos, novos e verdadeiros amigos, que não só farão parte, mas mudarão sua vida.  Serão memoráveis por toda sua existência.

"Eu sei que tem pessoas que dizem que essas coisas não acontecem, e que isso serão apenas histórias um dia. Mas agora nós estamos vivos. E nesse momento, eu juro. Nós somos infinitos."
Nota:
5/5 Favorito



Desculpem pela quantidade do quotes :3, mas se eu pudesse, colocava muito mais! 
E vocês pessoal? O que acharam do livro (quem já leu) e quem não leu, quer ler?
Comentem!

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »