Resenha | Visões Noturnas - Maurício Caldeira

Sinopse: Até onde vão seus medos?
Uma aposta para saber se um dos integrantes de um grupo de amigos tem coragem suficiente para entrar em um cemitério à meia-noite. Um suicida que descobre, no último instante, que sua vida não é tão ruim assim. Bichos de pelúcia que ganham vida e passam a ameaçar seu dono. Uma dívida não paga e um agiota dando uma última chance ao devedor, que terá que passar por uma prova sombria. Uma antiga casa onde um bem-sucedido – porém infeliz – homem de negócios viveu sua infância, e que pode resolver todos os seus problemas. Visões Noturnas é uma coletânea de contos, na qual os personagens estão sempre prestes a descobrir que cada novo acontecimento possui sempre um outro lado, sombrio e assus-tador. Enfrente seus medos, dê as mãos ao autor e deixe-o guiá-lo por Monserrat, uma cidade onde tudo pode acontecer. 










Autor: Maurício Caldeira

Editora: Novo Século

ISBN: 9788576798767

Ano: 2013

Páginas: 368












Um livro que une vários contos de horror, desde assassinatos 'normais' a casos sobrenaturais. Algumas histórias mostram a crueldade do ser humano, o terror dentro de nosso lado do mundo. Já outros são acontecimentos surreais, as brechas abertas na barreira entre o natural e o sobrenatural. 


Royal Street Flash
Um grupo de amigos de infância decide fazer uma aposta. Um deles deve entrar num cemitério a meia-noite e finalizar uma tarefa para cumprir a aposta. Os mortos estão incomodados, ou somente a imaginação medrosa do homem será necessária para os expulsar de lá, ou até mesmo matar?

Auriel
Robson tem uma esposa que não o ama, que faz de sua vida um completo inferno, de todos os modos, fora o resto de acontecimentos. Cansado disto, ele resolve suicidar-se... Mas será que sua vida é assim tão ruim? Não. Existem pessoas em situações ainda piores, e que não desistem. 
Quando se decide ir direto a morte, você não pensa num caminho contrário, você não vai desistir, não vai voltar atrás - ou talvez isto seja só uma ajuda na persistência de cumprir o objetivo -, então não precisa dele. Mas se mesmo assim você voltar atrás, vai ser difícil - senão impossível - , e se fizer isso é porque percebeu o valor da vida, agora vale a pena lutar para melhorá-la, e ele sabe como. E irá fazê-lo, se já não for tarde.

A Casa da Infância
Podre de rico, porém infeliz. Joseph é um grande homem de negócios, e certo dia visitando sua antiga casa, despedaçada e velha, se lembra de toda a sua infância. Quando os irmãos não o odiavam, mas achavam que ele era um zé-ninguém, quando ele tinha amigos e todos eles faziam brincadeiras ao redor do quintal e da grande árvore... sua vida havia sido muito feliz. Humilde... Mas feliz.
Ele tem a chance de rever tudo isso, sentir como se estivesse lá novamente. Ser feliz, sentir-se livre e amado. E principalmente fugir de sua vida atual... que é um horrível pesadelo.


"A verdadeira loucura está na total normalidade. Uma pessoa normal vê uma pessoa desajustada como louca, mas o contrário também acontece"
A Viagem
Num dia tempestuoso, Rogério se vê batendo com um grande caminhão. Ou melhor, se vê conseguindo escapar de um jeito impossível, e ao continuar percorrendo o caminho para casa, encontra um homem que lhe pede carona. A primeira vista ele parecia uma pessoa normal, mas chegando a Monserrat ele se depara com as perguntas e respostas estranhas do homem... que ele não sabe o estar levando para a própria inumação.

"O Tempo voa e não há nada que possamos fazer para pará-lo."

Alta
Com pneumonia e no hospital, Antônio não tem nenhuma crença, não acredita em nada sobrenatural ou em alguma religião. Porém isso está prestes a mudar...
Ele vê um médico, entrando e estendendo a mão a um paciente, mas aquilo começa a acontecer com 'frequência' ele percebe, e sempre com os pacientes colocados atrás do biombo - ou seja, os que estão morrendo. E um homem com o qual ele fez amizade diz que aquilo é uma espécie de 'sinal' para fazê-lo começar a acreditar em algo. E quem sabe esta alta da vida o faça.


O Centenário
No dia de seu aniversário de 100 Osvaldo, tem uma 'dívida' cobrada e o preço vai ser alto. Todos a sua volta tem interesse apenas na época em que ele casou e adiante de sua vida, disto todos sabem. Agora, o que aconteceu antes disso é um mistério, ninguém nem nunca perguntou. E no fundo, ele é muito grato por isso.
Toda pessoa tem um passado, e às vezes ele não é muito terno. Nele pode estar escondido sua fase sombria, seu lado ruim, o fundo do poço em sua história.



Outros contos:
Como Uma Pedra
Embaixo da cama
O Elefante é o pior
O arqueiro
Força do Hábito



Eu tenho elogios e críticas quanto a este conjunto de histórias, vou tentar falar do livro no geral, mas sempre citando os contos quando necessário.


A maioria das histórias é muito bem idealizada, porém o excesso de descrições faz a leitura ficar massante. Acho que o autor poderia ter simplificado mais as informações sobre lugares, características, etc, não que ele precisasse mudar sua forma de escrever, porém ele poderia fazer estas descrições menos minuciosamente, tornando a leitura mais rápida e simples. E tenho que observar outra coisa que foi irritante, a repetição de nomes. Um personagem está tendo uma conversa, e o outro usa em toda frase seu nome, tanto no início quanto no fim. E isso não seria tão ruim se acontecesse uma vez ou outra, mas acontece em todas as histórias. Também vou admitir que não gostei de alguns contos. Foram dois,um deles é "O Arqueiro" eu realmente achei uma coisa estranha e sem motivo - como muitos os casos de 'loucura'' - mas mesmo assim acho que mereceria uma melhor explicação sobre a história de Afonso, o que ele o levou a fazer aquilo, ou se ele tem um problema mental. O outro é "Força do Hábito", tem sentido e mensagem interessantes, porém eu achei sem graça e previsíveis demais.


"As pessoas haviam perdido totalmente a noção do valor da vida."
Vamos aos pontos fortes do livro. A maioria das histórias são tensas e prendem sua atenção apesar da escrita. Minhas preferidas são: Royal Street Flash, Alta e O Elefante é o pior. São as mais misteriosas e imprevisíveis. E temos também "O Centenário", "Lado B", entre outros que chamam a atenção.
O livro inteiro contém frases incríveis. E o autor soube muito bem ligar um conto ao outro, e transformar a cidade de Monserrat no local de todos os acontecimentos foi uma ótima idéia. A coisa mais interessante é o jeito como o autor passa mensagens através dos contos. Mensagens sobre a vida, os medos, o passado, as pessoas, a morte... Isso é notável. Oé mostrado que o terror não está só no sobrenatural, mas também presente no nosso mundo. De um jeito sangrento, sujo, torturante; e isso mostra que o horror está tão presente na 'normalidade' quanto na anormalidade, que o ser humano se tornou um ser tão insensível e inescrupuloso que é agora o pior dos monstros que existem.


"Talvez o ser humano seja isso. Um ser maligno, medieval, raivoso, rancoroso."
Eu gostei da obra. E recomendo a quem gosta de terror, porém não queria alto muito assustador (a estilo Invocação do Mal), e sim algumas batidas disparadas e um véu que caía rapidamente, separando o nosso lado do lado sombrio... se eles já não estiverem fundidos.


Nota: É o primeiro livro de terror/suspense que leio e vou dizer a verdade: Pretendo ler mais livros deste gênero! Espero que todos tenham essa bela edição, a Novo Século (Novos Talentos) mais uma vez estão de parabéns, não percebi nenhum erro de ortografia, a edição está simples e bonita.
Nota:


3/5


Espero que tenham gostado da resenha e se interessado, eu gostei do livro, foi uma boa leitura. E quero agradecer ao autor Maurício Caldeira pelo envio do livro, e ao mesmo tempo pedir desculpas pelo imenso atraso em sua resenha.
Quero a opinião de vocês pessoal!


Até mais,
NataLie
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »

1 comentários:

Click here for comentários
sexta-feira, maio 30, 2014 ×

Apesar de o livro ter seus pontos fracos, fiquei com muita vontade de ler! Isso porque estou numa fase de querer ler livros de terror/ horror loucamente! hahaha
Já tinha visto esse livro, mas não sabia exatamente do que se tratava, e fiquei com vontade de ler sim.

Beijo :*
www.tainahrodrigues.com
fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

Selamat Tainah Rodrigues dapat PERTAMAX...! Silahkan antri di pom terdekat heheheh...
Balas
avatar
admin
Obrigada pelo seu comentário! Ele é muito importante para o crescimento do blog. E blogueiros, se gostaram realmente do que leram e quiserem deixar os links dos seus blogs, retruirei com prazer um comentário com conteúdo :D