Resenha | As Montanhas de Miley - Shure Mei Uen


Autora: Shure Mei Uen | Editora:--- (Livro independente) | Páginas: 176 | Ano: 2012
Miley possuía um metro e sessenta de altura, olhos levemente puxados cor de mel escuro, nariz afinado, lábios grossos e o cabelo comprido e liso com pontas levemente onduladas. Era, sem dúvida, uma mestiça muito bonita. Estava prestes a completar dezoito anos e morava com sua mãe, Lea, em um casarão que pertencera ao seu avô Tom Hokiman, em Kawai. Sua rotina muda com a visita do interessante Nick, um militar americano que veio ao país para oferecer uma homenagem ao seu avô pelos serviços prestados ao exército dos Estados Unidos. Charles, o tio de Miley, retorna ao país para convencer Lea e Miley a abandonar o casarão. Elas se recusam, porém após descobrir um segredo da sua mãe, Miley pede a ajuda de Nick e decide partir para Nova York para mudar de vida. Mas o que a jovem não sabia é que o destino já havia reservado mais surpresas para ela, que acabariam influenciando na vida de muitas pessoas. “As Montanhas de Miley” é um livro que mostra como a vida toma rumos diferentes do que esperamos. Trata de angústia, decepção, sucesso, inveja, amor, dúvida, ou seja, sentimentos muito presentes em nosso dia-a-dia. A personagem Miley é corajosa e acima de tudo humilde, pois a sua personalidade não muda ao longo da trama.
Onde comprar: Saraiva, Livraria Cultura | Facebook da Autora


Tom Hokiman é um jovem americano de 19 anos quando viaja da América a Costa do Kawai para realizar seu sonho; Conquistar terras e com isso juntar uma grande fortuna. Seu espírito aventureiro o dá coragem para fazer isto levando apenas alguns dólares e grãos de café. Grãos de café que dão início a algo grandioso.  
Conseguindo realizar estes sonhos, Tom sente-se solitário e vai a América em busca de uma esposa, e encontra Mary, com quem casa-se e logo depois tem um filho. Charles cresce ao lado de sua amiga Lea – filha de Lu-Kan, empregada da família -, até que certo dia Mary percebe a semelhança da menina com Tom, e fica desesperada com a possibilidade de ter sido traída. Infelizmente, além de a guerra destruir as terras, Mary morre antes de saber a verdade. Tom Hokiman não a traiu com Lu-Kan, a filha Lea é fruto de uma noite de amor dos dois pouco antes de Tom sair em busca de uma esposa.
Charles assume os negócios da família na América quando o Tom morre. Porém ele sabe que no testamento do pai, um dos desejos é que sua neta Miley – filha de Lea – assuma parte de todas as suas ações quando for maior de idade. A menina cresceu no Kawai, e foi para Nova York arrastada pelas oportunidades profissionais e uma nova paixão pelo soldado John Nick. As mudanças apenas começam aí. Quando Miley descobre ser herdeira do grande “império” construído por Tom Hokiman, todo o seu mundo vira de cabeça para baixo.


Está é uma daquelas histórias escritas de forma simples, mas que te prende.
O livro é narrado em 3ª pessoa, e alterna o ponto de vista de acordo com a necessidade de informações do leitor, o único problema é que isso acontece repentinamente, apenas com uma mudança de parágrafo, sem nenhum aviso, o que causa confusão. Quanto ao desenvolvimento da história; É assustadoramente rápido, o texto consegue ser objetivo e informativo ao mesmo tempo, o que gerou certo espanto em mim. Shure trata de seu texto de uma forma simples, sem nada requintado, o que – além de adequado para uma leitura leve – facilita o entendimento da história, tornando a leitura agradável. E apesar de eu achar que algo um pouco mais lento também cairia bem em vários momentos, não tenho muito que reclamar, o ritmo de leitura foi bom. Foi uma leitura leve, mas que continha ensinamentos.
A edição é simples, com páginas brancas - :/ - letras grandes, e sem nenhum erro de português, apenas  vírgulas e maiúsculas onde não deveriam. Vale lembrar que é uma publicação independente.
A história fala sobre sentimentos, eu entendo, e só em segundo plano ficam os negócios; Acho que eles mereciam mais atenção, serem descritos um pouco mais profundamente. Mas falando de emoções a trama se saiu bem. Não sei se aprendi algo com os personagens – diretamente -, mas sim com a observação de como é a vida. A autora não mente em nenhum momento sobre como é a realidade, tornando tudo mais interessante, mostrando que a vida não é feita só de momentos felizes, e que quando menos esperamos, ela nos prega uma peça.
A construção dos personagens não vai muito a fundo – não a dos secundários -, mas isso não nos impede de nos apegarmos a alguns deles, no meu caso foi com Nick. Ele é um cara maravilhoso: Inteligente, cavalheiro e amoroso. “Mas Natálie, você disse história realista!” Haha, sim pessoal eu disse, mas Nick tem defeitos, bem, vejamos... Hm.. Éh..  os mais perceptíveis são ser meio debochado e muito ciumento. Isso nos leva a nossa protagonista, bonita, forte e inteligente, ela passou por grandes – e boas – mudanças, mas depois disso muitas coisas acontecem. E vale citar Jack, apesar de ele estragar todos os meus planos ele é um personagem importante; Um homem forte e decidido, mas com um coração que derrete como manteiga, bem humano o Jack.
O desfecho da história foi o que me deixou em estado de choque. Foi nesse momento em que eu me dei conta de tudo que aconteceu ao decorrer do livro, de que a vida é e não é maravilhosa. E percebi - nas palavras finais da narradora - que algo sempre te fará sofrer novamente, algum pensamento sempre será doloroso e será assim até a morte, o ser humano foi feito para a dor, porque sem ela não reconheceria a alegria, sem ela não teria esperança; Mas cabe a nós escolhermos por quem ou que vale a pena sofrer.
Um livro que poderia ser facilmente transformado em algo interessante para a televisão e/ou cinema, foi o que pensei quando que terminei a leitura. Uma trama repleta de sonhos, paixão, amor, superação, desejo, ambição, e que te sujeita a vários tipos de emoções.

Nota: Mil perdões pelo atraso imenso, imenso, imenso, em sua resenha Shure. Estou realmente colocando tudo em dia agora. Espero sinceramente que goste.

Nota:
3,5/5


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »

3 comentários

Click here for comentários
quinta-feira, fevereiro 26, 2015 ×

Oie! Nossa eu amo livros que nos deixam assim, estasiadas com o final, que nos desprendem da realidade para refletir sobre ele. Adorei a dica!

Beijos,
Joi Cardoso
Estante Diagonal

Balas
avatar
admin
quinta-feira, fevereiro 26, 2015 ×

Oi Lie, parabéns pela sua resenha! Gostei muuuuuuito da premissa do livro, parece desses que prende a atenção do leitor. Eu gosto de livros que no fim pode me surpreender, tenho certeza que iria adorar a leitura. Logo que tiver uma oportunidade irei conferir :D

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com

Balas
avatar
admin
sexta-feira, fevereiro 27, 2015 ×

Eu já li esse livro e gostei. De uma maneira simples e com uma escrita agradável, a autora nos toca e nos coloca para pensar.

M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

Balas
avatar
admin
Obrigada pelo seu comentário! Ele é muito importante para o crescimento do blog. E blogueiros, se gostaram realmente do que leram e quiserem deixar os links dos seus blogs, retruirei com prazer um comentário com conteúdo :D