Sinopse: Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Audácia ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Quatro, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.
Titulo: Divergente (Original - Divergent)
Lançamento: 17 de abril de 2014 (2h19min)
Dirigido por Neil Burger
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet
Gênero: Ficção científica , Ação , Romance
Nacionalidade: EUA
Crítica
Beatrice Prior se sente deslocada por completo, não se acha altruísta o suficiente para fazer parte da Abnegação - uma das 5 facções da futurística Chicago -, e às vezes duvida que vá se encaixar completamente em um só lugar... E está certa.
Seu teste de aptidão não tem resultado concreto, ela não pertence a nenhuma das 5 facções, isto significa que ela não pode ser controlada, ela é Divergente.
Divergentes são uma ameaça ao governo, são incontroláveis, eles não tem uma qualidade predominante.
"Todas as pessoas temem algo, você não. O medo não te derruba, ele te torna mais forte."
Ela é avisada sobre o perigo que corre sendo assim, que não pode contar a ninguém, nem mesmo a própria família. E no dia da escolha de facção, a grande escolha - que a atormenta faz muito tempo - , é tomada. Beatrice muda de facção, deixando para trás sua família, e entra para a Audácia.
Beatrice - agora Tris - faz amigos: Christina, All, Will.. Ela é a mais fraca de todos os iniciados, e trabalha firme para se manter numa posição razoável e não ser cortada, e com a ajuda e orientação de Quatro ela sobe na classificação. Ele sabe o seu segredo e está disposto a mantê-la viva.
- Eles vão me matar.
- Eu não vou permitir
Muitas coisas acontecem, o romance FourTris, e as descobertas de conspirações da Erudição contra a Abnegação... e contra os divergentes.
Há mais de um ano espero esse filme, e vou dizer a verdade... não me decepcionei.
Claro, as adaptações cinematográficas de obras de literatura são muito questionadas, e com Divergente não é diferente, não foi completamente fiel, e o final então... Mas na minha opinião, mesmo assim foi sensacional! Adorei o filme, a atuação deles estava magnífica, Shailene e Theo conseguiram expressar perfeitamente as personalidades de Tris e Quatro. Kate Winslet não era a minha Jeanine - não fisicamente -, mas ela teve uma atuação notável, e uma boa atuação para a "Hitler Feminina". O Ansel foi o Caleb que eu imaginava. O cenário da Audácia não me agradou muito, ficou meio superficial, porém eles não vão fazer exatamente aquilo que eu imaginei.
Em algumas cenas, eu ri demais, principalmente com o Quatro, e alguns foras que rolaram na iniciação, foi impagável!
- Eu não quero ir rápido demais..
- Ainda tenho meu cantinho no chão
Foi um filme bem desenvolvido, com luta, ação.. como no livro (Mas como na maioria das vezes, o livro é melhor). Eu esperava (SPOILER) a cena da facada no olho, mas não rolou. E alguns cortes de cenas românticas me deixaram um pouco desapontada, no livro os momentos de beijo e romance.. foram vários, no filme foram um ou dois? Mas só tenho essas 'reclamações', foi um filme muito bom, saí bem satisfeita do cinema, assim como meus amigos. E o filme é encerrado com a épica Beating Heart de Ellie Goulding.
A história de Roth é uma das minhas favoritas, muito boa mesmo, super-indicada (Tanto o livro quando o filme) a vocês que gostam de distopias.
Nota:
4/5 Discos
Amei o filme, espero que vocês também gostem! E para os iniciados aí, a cena da roda-gigante é perfeita :3
Então corra pro cinema e assista Divergente!