Título Original: Penguins of Madagascar | Direção: Simon J. Smith e Eric Darnell
Elenco: Tom McGrath, Chris Miller | Gênero: Animação, comédia
Duração: 92 minutos
Nossos fora da lei irão fazer de tudo para salvar os fofos e indefesos pinguins, mas não podem esquecer que eles mesmos o são. Fofos e indefesos talvez não - O.k. Fofos sim -, e aí começam as diferenças com nossos quase-aliados. Nada nem ninguém tira da cabeça do Agente Secreto e seus amigos que todos os pinguins são pequenos, fofos e indefesos; Logo, isso acaba levando a mais um problema: O Vento Norte quer proteger todos os pinguins, inclusive os que "Rejeitaram a natureza". Ambas as equipes precisam de aliados, mas graças ao orgulho de seus líderes e as opiniões divergentes de seus membros, elas travam uma mini-guerra entre si, disputando a liderança, até que algo horrível acontece. Para resolver isto, e salvar a todos os outros pinguins do mundo das garras de Octavius eles terão de superar as diferenças e aceitarem mudanças, mas isto será suficiente?
Nesta nova aventura repleta de perseguições, ação, piadas, e outras características dignas de uma animação, também nos depararemos com grande dose de inteligencia, provações e lições. Afinal, você é o que você faz, não o que nasceu destinado a ser.
O filme é repleto de piadas geniais e bem colocadas, e isso só dá para se entender ao assisti-lo. Eu admito que esperava uma história completamente diferente, mais parecida com a da série, mas não foi bem isso que aconteceu. O que quero dizer é: A série é super engraçada, nem um pouco tediosa e muito bem bolada, já o filme tem seu mérito por ser engraçado, e inteligente. Porém mesmo com essas características presentes, o número exagerado de perseguições trouxe certo tédio a um desenho que tinha tudo para ser incrível, e a história poderia ter sido incrementada - pelo menos em minha opinião -, não estou dizendo que a animação foi ruim, de maneira alguma, mas poderia ter sido melhor; mais bem bolado.
Quanto a nosso queridos personagens: Os protagonistas são notáveis, os 'rapazes' do "Sushi geladinho" foram legaismesmo com algumas pequenas diferenças na personalidade. Afinal o filme foca também no amadurecimento e nas transformações - literalmente - de nossos protagonistas; A vontade de Recruta provar seu valor é algo magnifico, do mesmo modo que Capitão "se rende" para o bem de seu companheiro. Quanto ao Vento Norte, ele deveria ter sido um pouco mais abordado, sério gente, são personagens crus, o que sabemos sobre eles é superficial, o que faz com que ninguém se apegue realmente; E mesmo assim, as cenas em que aparecem são totalmente inconvenientes. Já nosso vilão, bem, este é uma piada - literalmente -, eu gostei muito do "Dr.", a ele é possível se apegar, seu passado é infeliz o tornou um monstro que odeia animais, especialmente pinguins, mas sabemos que no fundo ele é apenas um grande e fofo molusco.
Eva, a Hermione do Vento Norte |
Tratando-se da volta de quatro dos personagens mais marcantes de uma franquia, as expectativas são altíssimas, e mesmo com algumas expectativas não superadas, não me arrependo completamente de ter assistido Os Pinguins de Madagascar. Para a criançada é um prato cheio. Capitão, Kowalski, Rico e Recruta são pinguins; Aos olhos do homem e de outros animais... Fofíssimos e indefesos. Mas nessa aventura recheada de ação, piadas, amizade, amor e competitividade (moderada, tá?) nossos pinguins irão quebrar paradigmas e passar belas lições, coisas que são importantíssimas para o crescimento dos pequenos; E para os mais velhos, é praticamente impossível não se surpreender com as colocações e genialidade do humor em várias cenas - É sério, as piadas são ridiculamente hilárias.
Apesar de possuir pontos fracos bem a mostra, e não ser nem de longe uma das melhores animações, recomendo para os interessados num 'filme de verão', leve e descontraído.