Resenha | Cisne - Eleonor Hertzog




Sinopse: Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!










Livro: Cisne
Autora: Eleonor Hertzog
Páginas: 832
Editora: Dracaena












Resenha



Era uma vez...
... Um mundo lá no cantinho da galáxia. [...]
O nome do mundo? Não podia ser mais comum.
Chamava chão, pedra, areia.
Chamava Terra. 
- pág. 7

O Cisne é a casa e laboratório do casal Henry e Doris Melbourne, os dois melhores biólogos marinhos do planeta, formados pela Escola Avançada de Champ-Bleux e seus oito filhos; Ted, Tom, Teo, Tim, Pam, Lis, Bobby e a adotada Peggy. 
A Escola de Champ-Bleux é a melhor de toda a Terra, seus critérios de seleção nunca erram, saindo dali os 'verdadeiros' cientistas, os únicos com a psicoaptidão necessária para exercer a profissão, que, na Terra é a que garante mais fama e status que alguém possa desejar.

A vida no Cisne é divertida, descontraída e 'louca'- como seus moradores - nada do que as pessoas imaginam sobre cientistas! Os irmãos, sempre unidos e bem humorados, fazem do Cisne uma algazarra. Todos estão acostumados a trabalharem juntos, e bem, no meio dessa turma trabalhar junto sempre significa que tem que estar preparados e qualquer coisa! Serem jogados no mar já é natural, até mesmo pros pais,  e no meio de todas as peças que eles pregam, uma atrás da outra, sempre temos as maiores pestes, (ou maior) no caso Tim. O que mais irrita a todos e é 'caçado' pelos irmãos quando prega alguma peça, na verdade isso acontece com todos, mas a frequência com Tim é.. imensamente grande!

Durante a parada em Porto Alto, onde os Melbourne são adorados pelos moradores, e todos são amigos ou conhecidos, os cientistas e seus filhos conhecem Jean, um repórter francês de 17 anos, que trabalha no "Paris Diário", Jean terá muita influência na história, pois ele é escolhido pelos Drs. a ser o repórter a acompanhar o Cisne por alguns problemas no Intercâmbio Interplanetário.. 
Sim, isso mesmo, a Terra não é o único planeta habitado no universo. Temos também Tarilian e vários outros. 

  Desde que Tarílian foi descoberto, tem uma ciência melhor e mais avançada do a da Terra. Porém a Terra tem os melhores astronautas. A rivalidade começa aí, e nenhum dos dois planetas enxerga aonde isso pode chegar.. Exceto algumas pessoas.
  

 O que eu achei de Cisne?
Genial!

"A causa das ofensas que você sofre são as falhas do seu caráter, e não o que os outros dizem. Quando o caráter é reto e firme, as ofensas não atingem." - Peggy, pag 745
Nunca tinha lido um livro tão inteligente - nem tão grande, rs -, e além disso é engraçado, 'misterioso. A história é realmente ótima, você vai virando as páginas e fica cada vez mais preso a ela. Tem um fator meio chato, o que pode ser explicado em 2 páginas é em 7, mas as explicações costumam ser bem engraçadas.

As primeiras 150 páginas são meio paradas, depois a história começa a se formar melhor. É um livro que vale a pena ser lido apesar do tamanho - que, aliás dá medo -, e envolve vários gêneros por assim dizer.  "Cisne" é um livro feito para todos os tipos de leitores - o que é admirável. É engenhoso, uma história bem montada , bem idealizada. Me surpreendeu realmente, não era o que eu esperava. A escrita da autora é excelente , o jeito com o qual ela conduz a história é diferente, divertido e original.

É um livro notável, afinal não é sempre que algo prende sua atenção desde um barco no meio do oceano, até o outro lado do Sol!


"Coisas sem sentido também acontecem, em particular quando as pessoas estão partindo das premissas erradas."
Pelos quotes, já devem ter notado que apesar de ser um livro de ficção-científica, também tem frases maravilhosas, eu particularmente refleti bastante com algumas delas. Frases são uma coisa que me fazem amar mais ainda um livro.

O livro em si tem 832 páginas, a edição tem a falta de travessões aqui e ali, porém quando eu li já estava ciente disto, eu li alguns textos sobre ele no site da Eleonor, e ao decorrer do livro você acostuma com isto.

 Um livro cheio de surpresas e novidades admiráveis, diferentes e retratadas com completo humor. E que mostra que os livros nacionais podem te prender, e ser tão bons quanto os internacionais! 

Resumindo Cisne é genial! Eu já disse isso? haha

Recomendado!


4/5


Minhas desculpas a Eleonor, pelo atraso da resenha, espero que tenha gostado :)
E vocês leitores, o que acharam? Comentem!
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »