Resenha | Coração de Tinta - Cornelia Funke




Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.

É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.
















Autora: Cornelia Funke
Edição: 1
Editora: Cia. das Letras

ISBN: 9788535907728

Páginas: 456

Tradutor: Sonali Bertuol















Resenha

Mo é um "médico de livros", um ótimo encadernador, que cuida muito bem de seus pacientes, e nutre um amor por eles.  Mo descobriu que ao ler um livro em voz alta, ele tirava dele os seus personagens, fazendo-os aparecer na sua frente como mágica, mas, ao mesmo tempo enviando alguém de seu mundo para compensar a falta de seu habitante.
Seres que só existem na imaginação de crianças ganham vida no livro de Fenoglio, "Coração de Tinta", cujo a leitura em voz alta feita por Mo tirou-lhe a esposa que foi parar dentro da história, e trouxe de lá o saltimbanco Dedo Empoeirado, o vilão Capricórnio e seu capanga Basta.

Certa noite chuvosa, anos após o ocorrido, Dedo Empoeirado bate a sua porta, e traz notícias... péssimas notícias.

Capricórnio não deseja voltar para casa, ele tem tudo que quer neste mundo, e quer que Língua Encantada tire do livro um ser mais perverso, destruidor e terrível que ele. O monstro Sombra. Mo e sua filha Meggie fogem, para casa da Tia de Resa, Elinor Loredan, apaixonada por livros, sua casa tem estantes em todos os lugares, esbaldadas com vários exemplares de várias obras, espalhados por toda a casa.

"Eu acho que ela se alimenta de letras. Toda a casa dela está atulhada de livros. Ela os prefere à companhia dos seres humanos."
Finalmente sequestrado, Mo é levado a aldeia de Capricórnio, e percebe que existem outros dos capangas tragos do livro... há outro leitor, qual é o motivo do homem querer ele? Darius é o leitor, portanto não lê com perfeição, trazendo assim os personagens do livro com algo faltando; um braço, uma perna, cabelos.. a voz.

"O ofício de escrever histórias tem algo a ver com magia."
Mortimer lê um tesouro do livro "Contos das Mil e Uma Noites', e acidentalmente traz também Farid, um jovem ladrão que odiava seu mundo, e o garoto é salvo por ele e Dedo Empoeirado, o garoto se apaixona pelo cuspidor de fogo, tornando-se seu aprendiz. Resa talvez possa ser encontrada.


Meggie descobre ter o mesmo dom de seu pai, assim Basta a leva a seu mestre, que a obrigará a trazer sombra, com as palavras que Fenoglio irá escrever. Meggie e o autor bolam um plano, que no dia do grande triunfo de Capricórnio, o nascer de Sombra neste mundo, será realizado.

Capricórnio tem que morrer e Sombra precisa ser contido, ou irá devastar todo o nosso mundo com sua sina de caos e destruição.

"Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados. "Amor, verdade, beleza, sabedoria e consolo perante a morte."
O ofício magnífico de escrever, e o dom (ou será maldição?) de trazer os personagens de dentro dos livros. "Coração de Tinta" mostra de um jeito encantador os motivos da paixão por histórias, de querer sair deste universo e viver dentro de seu livro predileto. Será que você estaria preparado para ir a um universo diferente?


Nota:
Me apaixonei por Dedo Empoeirado, verdadeiro Dançarino do Fogo! Ele ama tanto o que faz que chega a doer. E Meggie e Farid.. bem eu acho que é impossível não shippar, mesmo sem um romance descrito neste primeiro livro. Mo é doce e talentoso em seu ofício, ele ama os livros assim como sua filha, uma verdadeira devoradora! Fora os outros personagens, são todos muito bem idealizados e criados, e isso me fez gostar mais ainda da leitura. 
A edição está super caprichada, capa e desenhos (sim! desenhos perfeitos feitos pela própria autora) lindos, a Cia. das Letras está de parabéns.

Sem dúvidas o livro mais encantador que já li!

Uma história que me prendeu desde a primeira página, que tem frases encantadoras, InkHeart faz com que todo fascinado por livros se apaixone por ele. Cenários maravilhosos, uma aventura épica, que envolve pessoas de personalidades diferentes, caráter diferente... e mundos diferentes.

"Sempre demorava alguns instantes até que ele voltasse inteiramente do outro mundo, do labirinto das letras."
O jeito maestral com que Funke conduz seus personagens e sua trama é magnífico. Sua escrita é única e diferente, ela consegue ser matura e engraçada ao mesmo tempo, consegue introduzir nas palavras os sentimentos que rolam em cada momento sem muito esforço ou descrição, e isto torna uma leitura interessante e diferente. Como se estivesse sendo injetado em você uma carga de cada emoção que foi 'posta' ali. A história é perfeita, superou todas as minhas expectativas, não era um livro que eu desejava ler, e acabou se tornando o meu predileto.

"O mundo que passava lá fora já parecia desconhecido - casas desconhecidas, estradas desconhecidas, campos desconhecidos, mesmo as árvores e o céu pareciam desconhecidos - , mais Meggie estava acostumada com isso. Ela nunca se sentiria realmente em casa"

Desde o primeiro capítulo eu soube que aquela aventura era para mim, que eu sempre a lembraria, e fiquei me perguntando o porquê nunca ter a lido antes, afinal, acho que todos deveriam lê-lo, ele não é só uma "historinha" fantasiosa, aliás, nem dá para explicar o que ele é.. sei que é perfeito para todos os amantes de livros, para quem deseja se tornar um, e especialmente para quem se sente meio que 'deslocado'.

"Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados, 
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente." 


Coração de Tinta é esplendido, o início de uma aventura épica, na qual acontecerão reviravoltas perigosas, uma aventura que mudará para sempre o pensamento que Meggie tem sobre as histórias. Com certeza uma das melhores obras de fantasia já escritas.

" – Você mesmo sempre diz que livro têm que ser pesados, porque o mundo inteiro está dentro deles."

Nota:
5/5 Favorito



Desculpem o tamanho, mas não dá para explicar em palavras o como esse livro é fantástico! Espero que tenham gostado da resenha, e que quem não leu tenha se interessado. Quem leu, por favor deixe sua opinião :)

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »

1 comentários:

Click here for comentários
sexta-feira, abril 11, 2014 ×

Meu sonho é ler esse livro desde que eu descobri que ele era um. Sou apaixonada pelo filme e já assisti bilhões de vezes, imagino como o livro deve ser incrivelmente maravilhoso! Amei demais a resenha e os quotes!

http://saracavalcantes2.blogspot.com.br/

Selamat Sara dapat PERTAMAX...! Silahkan antri di pom terdekat heheheh...
Balas
avatar
admin
Obrigada pelo seu comentário! Ele é muito importante para o crescimento do blog. E blogueiros, se gostaram realmente do que leram e quiserem deixar os links dos seus blogs, retruirei com prazer um comentário com conteúdo :D