Primeiras Impressões | A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Autor: Dan Gemeinhart | Editora: Novo Conceito | Páginas: 224 | Lançamento: 23/03/15

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


Em "A Mais Pura Verdade" conhecemos Mark, um garoto que tem câncer, e que quando recebe a notícia de que a doença está num estádio avançado, resolve partir para realizar seu maior sonho, a maior aventura de sua vida; Escalar uma montanha.
Isso não é uma resenha, então não vou falar muito sobre a história, espero que se contentem com a sinopse, hehe. 
Eu ainda não conhecia o livro, então não sabia nada sobre ele quando recebi a amostra, mas quando li a sinopse achei bem legal, me lembrou um pouco Extraordinário - que é maravilhoso. Mas já no início do livro percebi que era só o "tipo" de história que era parecido, o livro não é uma cópia ou coisa do tipo, é algo bem original; 
Falando em originalidade, não é só na trama, mas em sua aparência e divisão também. O livro é dividido por capítulos e meio. Não entendeu? Eu explico: Ao invés de seguir a ordem 1,2,3,4... a autora intercalou os pensamentos do personagem e os da família em 1,1 1/2, 2, 2 1/2... Exemplo: Começamos com o Capítulo 1 narrado por Mark, o 1 1/2 será em outro ponto de vista. Eu achei super organizado e diferente, gostei muito. 
O desenvolvimento é bem rapidinho, e apesar disso conseguimos entender bem as emoções do personagem, o que ele passa. A escrita, igualmente, é rápida e simples, o que facilita e "acelera" a leitura de um jeito bom.  Porém esses fatores não tiram o 'peso' da história. O fato de ele ser narrado por uma criança/pré-adolescente torna a escrita não totalmente simples, porque Mark reconhece o valor real das coisas, mas também não é algo muito elaborado, o que é bom, e principalmente tocante. Outra coisa que merece ser comentada aqui é o amor entre ele e seu cachorrinho, o Beau. 
Este início foi - realmente - apenas uma prova do livro, já deu para se apegar ao personagem, e perceber que o que se seguir vai ser mais denso e impactar mais ao leitor. Paramos já num momento tenso, e a verdadeira aventura começava ali, por mais difícil que tenha sido para Mark chegar até aonde chegou, tudo começa de verdade naquele momento. 
Resumindo, o que li do livro até agora foi pouco mais que uma apresentação do que espero de seu progresso. Mostrou o quanto a história tem potencial para emocionar, e se eu já fiquei admirada com o jeito do protagonista, e com a trama, preciso procurar lencinhos. Pelo menos eu espero que precise, se o potencial que a história tem não for trabalhado vou ficar decepcionada. Espero que o ritmo continue o mesmo, cada vez melhorando e nos aprofundando mais, além (é claro) de surpreender e emocionar. Como todo livro com um tema desses deve fazer. Mas até agora, A Mais Pura Verdade deu conta de todas as expectativas para um bom início.


Nota até o momento:
3/5


Pense numa pessoinha surtando quando recebe um pacote da Novo Conceito, sim esse é o meu caso; Mas com certeza não só meu, haha. 
Agradeço a editora por me dar a chance de ter uma prova da aventura de Mark antes de seu lançamento.


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Obrigada pelo seu comentário! Ele é muito importante para o crescimento do blog. E blogueiros, se gostaram realmente do que leram e quiserem deixar os links dos seus blogs, retruirei com prazer um comentário com conteúdo :D